segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Cibercultura e suas funções


Os meios de comunicação podem ser considerados como percussores da globalização e da revolução da informação e, conseqüentemente, de todas as distorções que o excesso de conteúdo trouxe ao novo processo de ordem mundial. Tudo e todos estão no processo da nova onda da ideologia neoliberal.
A cultura cibernética trouxe liberdade em vários aspectos, como escolher o que ler, usar, ver, vestir,e as possibilidades são infinitas, se você analisar a fundo o todo o material disponível e ‘infinito’ que existe na rede. Sem falar que o individuo pode ser responsável por sua produção cultural ou artística.
Como Lúcia Santaella diz no texto "Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano", após o advento da Internet, as mídias tradicionais tiveram que se reformular, adaptar seus conceitos para um mercado mais agressivo e exigente.  O mercado publicitário e outras mídias antes eram concorrentes, na nova era, as mídias se convergiram para um mesmo espaço, a fim de criar uma aliança que fortalecesse o consumo dos usuários. Antes eram adversários, atualmente, aliados dentro de um mesmo espaço.
O blog é um exemplo claro de um tipo da linguagem virtual, visto que inserimos conteúdo textual e de vídeo dentro da esfera pública virtual. Ou seja, são diversas ferramentas unidas em um espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário