quarta-feira, 18 de maio de 2011

Ideias Colaborativas

Crownfounding surge de um 'sentimento coletivo' por pessoas que querem produzir o mesmo efeito em determinada área. Recentemente, surgem no mercado globalizado, ações para por em prática uma idéia, a partir da colaboração de todas com doações. Pode ser uma doação financeira, como o caso de site americano Kickstarter, onde mais de 380 mil pessoas já buscaram recursos para realizar suas idéias, sejam filmes independentes ou discos produzidos e gravados em casa.

Mais de 30 milhões de dólares em recursos foram solicitados por meio da plataforma, sendo que alguns projetos chegaram captar mais de 100 mil dólares.


Pode ainda serem ações humanitárias, que não necessariamente envolvem dinheiro, mas ajuda a levantar doações para entidades pobres, que necessitam de roupas usadas, alimentos não-perecíveis, etc.


Ou seja, no geral, a idéia é simples: o autor do projeto apresenta sua proposta em uma plataforma online e diz quanto quer captar. Aí, as pessoas que se interessarem em apoiar o projeto fazem doações  no valor que quiserem e, em troca, o autor oferece uma recompensa. Ele tem de dar algo em troca para seus "apoiadores". Uma garota que queria viajar pelo mundo enviou a seus colaboradores uma polaroid de cada porto em que ela esteve, por exemplo.


A marca de roupas Stone Bonker, por exemplo, não quis rentabilizar fundos monetários, mas pediu aos seus clientes e publicou no site para que pessoas colaborassem com estampas, e idéias para montar a nova identidade de uma coleção. A mais recente, sobre o cinema francês foi criada a partir de idéias coletivas sobre o que a marca poderia passar para seus clientes.


Idéias como essa na publicidade são interessantes, pois geram um público novo, fidelizam os que já a consomem e consequentemente, aumentam o status e poder de qualquer marca. Crownfounding é  futuro!


Para conhecer mais sobre a marca Stone Bonker, acesse http://www.stonebonker.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário